Sejam bem vindos ao nosso Jornal Online

Sejam bem vindos ao nosso Jornal Online

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um novo projeto...


Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (S P E)

No dia 12 do mês de agosto aconteceu na EPM Ramiro Noronha uma palestra para falar aos Pais sobre um novo projeto que será trabalhado na escola. É um projeto que contribui para que a sociedade organizada, as famílias, os jovens, a escola e a saúde trabalhem juntos para discutirem temas tais como:

  • Puberdade e adolescência;
  • Identidade de autoestima;
  • A sexualidade na vida humana;
  • A gravidez na adolescência;
  • Métodos contraceptivos;
  • D S T S e AIDS;
  • Drogas e redução de danos;
  • Violência;
  • Protagonismo juvenil;

Público alvo: Jovens e Adolescentes

O objetivo principal desse projeto é o de conscientizar os adolescentes sobre as responsabilidades de uma atividade sexual precoce e os riscos que essa atitude pode trazer à vida futura dos adolescentes, estimulando-os a um planejamento de vida.

O que é o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)

Esse projeto tem como objetivo principal a integração dos setores da Saúde e da Educação, respeitando os princípios e diretrizes que o fundamentam.
A implementação do projeto ampara-se na consolidação de uma política pública de prevenção e promoção a saúde nas escolas. Outros aspecto importante é o incentivo à articulação entre as diferentes instâncias governamentais e as organização da sociedade civil.
A proposta resulta da parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, com o apoio da Unesco e da Unicef, no intuito de transformar os contextos de vulnerabilidade que expõem jovens à infecção pelo HIV e à AIDS , as DSTs e a GRAVIDEZ.
O projeto “Saúde e prevenção nas escolas” leva em consideração a importância das ações em saúde sexual e saúde reprodutiva, realizadas nas diferentes regiões do país.
A escola, como é um cenário de acolhimento cotidiano e continuado de adolescentes e jovens, ganha centralidade nesse projeto e torna-se capaz de concretizá-lo somente à medida que possa compartilhar decisões e responsabilidades com as demais instâncias sociais, envolvidas na redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DSTs, AIDS e a gravidez não planejadas.
A concretização do projeto estará apoiada na “formação continuada de profissionais das áreas de Educação e Saúde”.

Professores responsáveis pelo projeto: Adriana Manfio, Cíntia F. Hensel, Carolina S. Rodrigues, Elton M. Mota, Roseli Aurea e Vanessa S. Santos.
Professora entrevistada: Cíntia Faiele Hensel, sendo que as autoras da matéria, Sofia Beatriz e Maria Santa são, respectivamente, também, multiplicadoras do projeto e estudante do 9ºAno B, no período vespertino.


                                                   Sofia Beatriz e Maria Santa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário